terça-feira, 17 de maio de 2016

VIDA DE CÃO


O Papa Francisco, e bem,  lamentou que algumas pessoas sintam compaixão pelos animais, mas depois mostrem indiferença perante as dificuldades de um vizinho.

É óbvio que os animais, sobretudo os de companhia, não são coisas e merecem um estatuto que não tolere a gratuitidade dos maus tratos. Parece-me, todavia, que em algumas mentes há a tendência antropomorfizá-los e que tal situação pode conduzir ao ridículo e paradoxo legais.

De facto, está em discussão na AR em sede de Comissão Especializada uma proposta do PSD e CDS que prevê a criminalização do abandono de idosos. Apenas a abstenção do PS permitiu a baixa à Comissão mas todos os partidos da geringonça alinham pelo mesmo diapasão: "passar a considerar como crime o abandono de um idoso num hospital ou noutro estabelecimento de prestação de cuidados de saúde, como os lares, é fazer com que as famílias sem recursos os possam vir a abandonar noutros locais sem qualquer assistência e é também criminalizar os mais pobres".

Já não há pachorra...

Sem comentários:

Get Brexit Done!

Boris Johnson arrecadou uma vitória retumbante nas eleições de ontem. A conjuntura, o seu carisma e a falta deste no seu adversário, c...